07/02/2012

O QUE EU APRENDI NO MEU PRIMEIRO DIA DE AULA



Entrei para a escola aos 3 anos. E bem me lembro do meu primeiro dia de aula.
O uniforme era um macacão de saia vermelha e no meio uma faixa escrita meu nome "Rúbia" bem grande.
Corri no espelho para me olhar, e percebi que, quando eu girava, minha saia rodopiava. Não entendo o fascínio com que as saias rodopiantes causam em nós crianças. Fato é que, ficamos maravilhadas com essa sensação. E eu me senti linda com aquela saia e todo seu encanto giratório.
Minha mãe foi quem me levou até a porta da salinha de aula e com um beijo se despediu, na promessa que logo logo voltaria para me buscar. É um sentimento tão estranho que toma conta da gente, a sensação é como se nunca mais fôssemos ver nossas mães. Acostumada a ficar com ela o dia todo...eu chorei. E chorei muito!
Nâo queria ficar naquele lugar estranho, com gente que eu nao conhecia. Eu queria a minha casa, a minha mãe e nada mais. Na minha meninice me senti frágil, insegura, senti medo, o coração apertado, a garganta engasgada.
Foi então que minha professora apareceu. Tia Cleide, era branca como a neve, tinha os cabelos cacheados e os olhos da cor de mel. Tinha a voz doce e o sorriso largo. Não era alta, nem baixa. Mas sabia bem como sossegar um coração assustado. Me pegou no colo e disse que eu não precisava ficar com medo, pois ela ia cuidar muito bem de mim. Que ali na escola eu ia brincar, ouvir histórias, desenhar, escrever... e fazer um montão de coisas legais. E me prometeu que , caso eu sentisse saudades da minha mãe, ela ligaria e, em um segundo, minha mãe, que morava ali pertinho da escola, chegaria para me buscar.
Nâo sei porquê, mas confiei na "Tia Cleide". E na primeira vez que meu coração sentiu apertar, ela imediatamente ligou para minha mãe e não é que ela apareceu rapidinho para me pegar?
Foi aí que eu me senti segura, ela falava a verdade. E para uma criança, não tem nada mais importante do que alguém que sabe cumprir com o que promete.
Não sei se minha primeira professora sabe de como tudo isso foi importante para mim. O quanto ela me ensinou e me cativou com aquela atitude.
Estudos dizem que é na primeira infância que a criança aprende tudo que ela vai ser quando se tornar adulto. E garanto a você, que desde esse primeiro dia de aula aprendi, que dizer a verdade, e cumprir com o prometido, seriam pra sempre um aprendizado significativo na minha vida.
Desejo que você tenha dias maravilhosos na sua escola.
Que você possa aprender a desenhar, colorir, brincar, dividir, somar, mas principalmente aprender valores importantes na formação de qualquer criança!
Beijo grande e boas aulas para você!
Com carinho,
Rúbia


Nessa foto eu já tinha 5 anos. Mas o uniforme da escola continuava o mesmo:vermelho com meu nome bem grande!Olha só! Pena que não dá para ver a sainha rodopiante...

Marcadores: , , , , , ,

2 Comentários:

Anonymous Tamara disse...

Ai gente que fofura,dá vontade de morder.Primeiro dia de aula a gente nunca esquece.Entrei pra escola com 4 anos e na sala de aula fiquei de cabeçinha baixa tristinha porque queria que meu irmão fosse pra escola também.na hora do recreio fiquei no cantinho de cabeçinha baixa e a professora foi até mim para saber porque aquela menininha estava tristinha.Estudei na escola Delfim Moreira e o uniforme era sainha short vermelho e blusa de manga branca com o símbolo da escola...Aí depois que cheguei da escola ela conversou comigo pra eu entender que meu irmão mão podia ir.Tenho saudade dessa época...

8 de fevereiro de 2012 às 13:29  
Anonymous Analua disse...

Linda a História estrelinha.
meu primeiro dia de aula foi na escolinha que se chamava Paraíso da segonha a blusa era verde de manga com o simbulo da escola e um chorte saia minha primeira professora se chamava tia katia ela era meio Brava mas fui me acustumando com ela lá na escolinha aprendir o abecedário todo em 1 dia colorir e brinquei a beça essas lembranlças serão guardadadas para sempre agora estudo em uma escola que se chama Escola Municipal da vila ideal/serra dourada o uniforme é branco de manga nos braços de litras laranjado e amarela e calça verde escuro com as mesmas litras agora estudo de manhã e estou na sexta serie e adoro ir pára escola beijinhosss

18 de fevereiro de 2012 às 08:21  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial